A natação a favor da sua felicidade

Se tratando da busca pela qualidade de vida e bem-estar, a natação é uma das primeiras opções na lista de atividades físicas.

Além da natação emagrecer, nadar também é um dos esportes mais acessíveis para o público em geral no que diz respeito aos tipos de pessoas que podem praticá-la.

Como o esporte é praticado dentro da água, o risco de lesões é quase nulo. Isso é bom tanto para evitar problemas indesejáveis, como também por abrir a prática da natação aos mais variados tipos de públicos.

Se você vive dando desculpas de que não pode ir na academia ou jogar bola por que tem dores na coluna, joelho, ombro ou seja lá o que for, aqui você vai precisar de um pouquinho mais de criatividade, pois além da natação não piorar nenhum desses problemas, sua prática ajuda bastante na reversão do caso.

O que é preciso para praticar natação?

Para nadar não é preciso muito investimento, sendo que tendo uma sunga/biquíni (ou maiô) à disposição você já está apto a pular na piscina e partir pro abraço.

Também é recomendável usar óculos e toca, caso seu cabelo seja muito grande.

Se você ainda não sabe nadar, fazer aulas de natação é o ideal.

Como aprender a nadar é fácil, basta força de vontade e, claro, não ter medo da água.

Além de ajudar a trabalhar praticamente todos os músculos do corpo, a natação é uma ótima maneira de levar oxigênio ao cérebro e também de fortalecer seu sistema imunológico, assim como o respiratório, evitando inclusive possíveis alergias.

Além de ajudar bastante a dissipar o temido estresse proveniente da rotina moderna, nadar também te ajuda a emagrecer e entrar em forma.

Estilos de natação mais praticados

natação

Existem quatro tipos principais de nado, abaixo você pode conferir os benefícios de cada um para seu desenvolvimento pessoal e aprimoramento da qualidade de vida:

Nado peito: Ajuda a tonificar os músculos da região peitoral e também os músculos das pernas.

Nado costa: Esta modalidade trabalha todos os músculos das costas, barriga, peito, glúteo e toda a parte interior das coxas.

Nado borboleta: Ajuda no fortalecimento dos braços e ombros.

Nado Crawl: Ajuda na definição das costas e dos braços. Este tipo de nado é ótimo para quem deseja nadar uma longa distância e com rapidez. Trata-se também de uma ótima ferramenta para ajudar a emagrecer.

Outros benefícios da natação

Vale lembrar que além dos benefícios para a saúde física, a natação também auxilia no desenvolvimento da coordenação motora; trabalhando áreas distintas do cérebro.

A prática de qualquer atividade que esvazie sua mente e te deixe em contato mais profundo consigo mesmo é um ótimo caminho para o autoconhecimento; e autoconhecimento é um dos pilares para uma vida mais feliz.

Então, vamos nadar?